Céu da Semana - 7 a 13 de Julho



         Já a partir de domingo, (dia 7), Mercúrio inicia o aparente movimento retrógrado em Leão até final de julho. Por ser o planeta associado as comunicações, é daqueles momentos do ano em que se recomenda mais cuidado para não criarmos mal-entendidos com a maneira de nos expressarmos. A atenção com dispersões e com o foco no que é essencial deve ser dobrada ao longo de todo o mês. Propensões a imprevistos na rotina ou com objetos usuais, bem como desencontros de informações. Porém é um período bem mais propício a revisões do que a novos acordos ou assinaturas diante de assuntos financeiros, profissionais e que envolvam papéis, bem como burocracias.

             Sobre essa questão, é muito comum neste período deparamos com conselhos astrológicos para evitarmos assinar acordos ou papéis, porém, é frequente documentos, contratos de trabalho, de temas materiais, publicações e até livros passarem por revisões e até ficarem prontos ou serem concluídos justamente neste período. Nestes casos de algo que foi revisto, a assinatura é até proveitosa, havendo no máximo uma tendência a pequeno ajuste futuramente no que for tratado. O que é mais propenso a imprevistos são algo que está para começar, como novo contrato ou nova negociação.

              O momento é valioso para a retomada de contatos e reencontros ao longo do mês, principalmente aqueles que vinham sendo combinados, mas não aconteciam. É comum em momentos de Mercúrio retrógrado, assuntos marcados em épocas que aconteceram esse movimento desatarem ou serem retomados. Logo, questões que marcaram março deste ano, o período de novembro e dezembro de 2018, além de outros onde aconteceram situações com este movimento de Mercúrio também possuem tendências a ajustes ou devem ser retomadas.
            Também teremos Mercúrio retrógrado em conjunção a Marte, fator que deve tornar as comunicações mais diretas e intensas. Alguns assuntos serão tratados mais “na lata” como diz a gíria. Cuidado ao criticar se não puder sugerir algo a melhorar. Momento de atenção para evitarmos "pilhas" como costumam apelidar comunicações mais exaltadas e ignorarmos respostas atravessadas em conversas pouco relevantes e até mesmo algumas digitadas nos meios digitais de comunicação.

            Outro aspecto que marca a semana é a oposição do Sol com Saturno, fator que aponta necessidade de paciência, pois alguns planos talvez não aconteçam com a velocidade que gostaríamos. Semana para desafio em adaptarmos com padrões, tradições e costumes de alguns lugares e pessoas que temos convivência. Valerá uma reflexão também para nos desprendermos de padrões que atrasam a nossa vida e o ritmo de nossos planos.    
Guilherme Salviano
Áries
A semana será especial para repensar contatos, métodos e divulgações que envolvam tanto negócios quanto o trabalho.  Tendências a retomar relações ou vivenciar ambientes sociais que há tempos não vivenciava. Mercúrio fica retrógrado e forma conjunção com Marte – regente de Áries – fator capaz de despertar questões que envolvam estudos, atividades culturais, mais conversas, porém em atenção para que não se expresse de maneira atravessada. O cuidado com informações profissionais será essencial para que não ocorra equívocos seja detalhes ou por imprevistos. Na vida afetiva propensões a retomar costumes especiais ao lado de seu par. Seja cuidadoso(a) ao expor opiniões e sentimentos diante de quem tem maior vínculo afetivo para não criar mal-entendidos.
     
Touro
O momento é de cautela para não se exceder com exigências diante de suas relações. Seja paciente na comunicação junto os familiares e com as manias que tem diante do lar. Maior envolvimento com temas dos familiares e revisões de assuntos domésticos será frequentes. Tendências a momentos de nostalgia ou resgatar lembranças especiais com pessoas que gosta, o que pode se dar em grupos, amizades e na vida amorosa.  
        
Gêmeos
 Mercúrio - que é regente de seu signo - fica em movimento retrógrado por todo o mês, um momento mais propício a repensar projetos e deixar de lado aqueles que não são tão essenciais quanto pensa. Tendências a retomar contatos e ajustes diante de pendências no trabalho. Propensões a revisões em documentos ou papéis associados a área profissional ou temas materiais. Chances de retomar estudos ou atividades culturais, assim como alternar alguma que dedica. A conjunção de Mercúrio com Marte na semana é fator de atenção com impulsos na comunicação, especialmente com o tom para tratar assuntos e não criar saia justa por isso, em especial, nas relações de vínculo afetivo.

Câncer
Em função do eclipse do dia 2 ter acontecido em seu signo, ainda é propenso(a) a ter momentos de revelação, mudanças de direção repentina ou nova condução para assuntos essenciais de seu dia a dia. Também é uma semana importante às revisões em questões materiais e financeiras, especialmente no foco do que é necessário e desapegos do que não precisa mais. O Sol em seu signo forma oposição com Saturno ao longo da semana, fator de ponderação e mudança de postura diante de padrões e tradições que envolvam suas relações, especialmente a quem possui vínculo afetivo.      
Leão
Nesta semana Mercúrio em seu signo fica em movimento retrógrado, o que favorece um momento de reflexão sobre pensamentos e posturas diante das pessoas. Período benéfico a repensar e ajustar projetos. Propensões a retomar estudos, conversas e convivências. Alguns contratempos e dispersões são mais frequentes na rotina e em seu trabalho.  O Sol – astro que rege seu signo – faz oposição com Saturno, o que acentua chances de lentidão na forma de lidar com assuntos do seu dia a dia e em relações que envolvam parcerias. Na vida afetiva, valerá cuidados no modo de se comunicar com o par e na retomada de assuntos pendentes.

Virgem
Esta é uma semana importante para recompor energias, principalmente se esteve sobrecarregado(a) com alguns assuntos. Propensões a vivenciar temas que envolvam crenças, espiritualidade ou mesmo tirar proveito de terapia e atividade que sirva de forma terapêutica ao corpo e a mente. Seu regente Mercúrio fica retrógrado e forma conjunção com Marte, fator de atenção para que seu senso crítico e a forma de expor opiniões não provoque os chamados “climões”. Nas relações de vínculo afetivo, procure desprender a mente de sacrifícios, cismas ou culpa tragam sobrecarga. Evite fazer mais do que deve ou por quem nem tanto merece.         

Libra
A convivência com os amigos será vivenciada de maneira mais intensa, com boas chances de retomar conversas e esclarecer mal-entendidos. Atente para não se envolver demais emocionalmente com assuntos de outras pessoas e esquecer os seus em função disso. O trabalho também aponta momento importante a se empenhar em grupos e atenção para não ser envolvido(a) por informações equivocadas. Na vida afetiva, aumentam as chances de esclarecer assuntos pendentes associados a projetos diante do par e retomar paquera se estiver só.
                       

Escorpião
Tendências a repensar metas de longo prazo e assuntos pendentes da vida profissional. Questões que envolvam o trabalho recomendam cuidado para não dispersar de objetivos, especialmente se ocorrer atrasos e lentidão. Temas que envolvam novos aprendizados são propensos a tomar dedicação, bem como levar mais a sério informações e pesquisas que contribuam ao aperfeiçoamento de seus conhecimentos. Atente para não se portar de forma dispersa em suas relações de vínculo afetivo, especialmente pela atenção que possa dedicar com algumas obrigações.   

Sagitário
Assuntos materiais e burocráticos estão propensos a marcar seu dia a dia ao longo do período semanal e mensal, especialmente com empenho na solução de pendências ligadas a trabalho. Tendências a retomar estudos, interesses por viagens, fazer uso de informações e mesmo de conhecimentos que não tirava proveito para temas profissionais. Na vida afetiva, compartilhar assuntos ideológicos e afinidades culturais será essencial, especialmente para lidar melhor com o estilo de quem tem convivência ou se estiver em paquera.   
Capricórnio
Regente de seu signo, Saturno estará em oposição ao Sol durante a semana, aspecto comum para lentidão no trato de interesses de seu dia a dia e que recomendará paciência extra. Evite resolver tudo de forma individualista, tanto em questões profissionais quanto em temas associados às suas relações mais próximas. Momento do ano importante a mudanças na forma de conduzir assuntos e de conviver com certos meios sociais. Na vida amorosa, semana de mais tolerância juntos às diferenças com o seu par ou se estiver em novo envolvimento.    
Aquário
Iniciamos a semana com Mercúrio retrógrado em Leão - seu signo oposto - e por ser um planeta associado as comunicações, dentre tantos outros temas, valerá mais tolerância com as diferenças de pensamento em suas relações, tanto diante de conversas como em atitudes, para que não ocorram de maneira inconsequente. Questões profissionais estão favoráveis a revisões e ajustes, principalmente se tiver alguma parceria. Tendências a repensar maneiras de lidar com alguma sociedade que possua. Na vida afetiva, deverá expor de forma intensa os sentimentos e esclarecer interesses pendentes. Cuide para que gestos individualistas ou inconsequentes não atrapalhem convivências.    

Peixes
Momento para cuidados especialmente com o corpo e a mente. Propensões a hábitos diferentes ou nova atividade que venha a se dedicar. Tendências a contratempos e ajustes daquilo que é essencial ao trabalho e mesmo às questões domésticas. No trabalho, sacrifícios são propensos, especialmente na adaptação a novos métodos. Cuide para não dispersar daquilo que é realmente essencial. Na vida afetiva, propensões a retomar costumes ou lidar com alguma forma diferenciada de convivência que acrescente à rotina. Evite exceder em autocrítica e em exigências se estiver só.