"Perto do Fogo" e Saturno em Capricórnio


Ali por 1989 nos seus últimos meses de vida, Cazuza morou em São Paulo devido ao tratamento alternativo na luta contra AIDS. Com uma melhora sensível, vários amigos foram visitá-lo para ajudar na feitura do seu último álbum "Burguesia". Rita Lee foi uma dessas visitas.
Cazuza contou a ela que estava um dia no sítio da família em Petrópolis e que ficou vendo as chamas da lareira. Pela coloração vermelha ele escreveu a letra de “Perto do Fogo”, lembrando dela, mais precisamente dos seus cabelos vermelhos, ou de ser a flor nos seus "cabelos de fogo" como diz em um trecho da letra a qual mostrou a ela.
Rita Lee adorou e nesta mesma conversa os dois falaram do futuro, como diz o trecho da música na versão dela, " - Aqui pensando, em 2020 vou ter o quê? 72, 73 anos? , Vai ser tudo igual, tudo, tudo igual."
"Perto do Fogo" foi composta e gravada na última passagem de Saturno por Capricórnio tanto por ele quanto por Rita. Talvez ela não imaginasse que ia ser tão igual até no trânsito de Saturno em Capricórnio do então distante 2020. Menos ainda imaginaria a conjunção Saturno Plutão que ela Rita também tem no seu mapa astral e se quer devia imaginar ao divagar sobre os seus 72, 73 anos no tal 2020 que refletia ao lado do ilustre "Agenor". Logo Saturno regente e dispositor da capricorniana Rita.
Foi a última música gravada em vida por Cazuza ainda em 1989. Rita entrou no estúdio e a gravou no dia 7 de julho de 1990. Depois da gravação ficou sabendo que naquele mesmo dia Cazuza falecera. Na sincronia saturnica, meu tributo e gratidão a Cazuza e a Rita por esse "legado" ou porque não dizer, estas "chamas de fogo".

https://www.youtube.com/watch?v=KQ2kVslTTOc