Quando Mercúrio e Marte retrógrados escrevem a história da Fórmula 1


Escrevi sobre automobilismo por quase 10 anos ao saudoso site Superlicença. Hoje relembro a história curiosa de um cidadão chamado Bertrand Gachot e uma quinzena em que Mercúrio e Marte retrógrados mudaram sua vida e a história Fórmula 1.

Bertrand Gachot
Era final de 1990 e um piloto de Fórmula 1 havia acertado contrato para correr o ano seguinte em nova equipe que surgia: A Jordan. Seu nome era Bertrand Gachot, Belga, nascido em Luxemburgo, então com 28 anos. Embora sem horário para seu mapa astral, Gachot era um Capricorniano de 23 de Dezembro perto do retorno de Saturno. Foi também em um Dezembro, mas em 1990 que Gachot dirigia no trânsito de Londres para tratar detalhes de patrocínio como piloto quando um taxista a sua frente atravessou o tráfego na Hyde Park próximo ao Palácio de Buckingham causando um pequeno acidente. O fato criou uma discussão de trânsito entre o Taxista e Gachot. Com a discussão o piloto foi puxado pelo taxista de seu carro e levou um soco. Gachot revidou de forma diferente ao abrir uma pequena garrafa atingindo o taxista com Gás lacrimogênio. Aquela ocasião Mercúrio no céu estacionava para retrógrado aos 8 graus de Capricórnio e em conjunção exata com Urano (ou seja, ambos ainda em conjunção com o Sol do piloto). Maior fator para um imprevisto repentino de rotina não poderia existir. Para ajudar, Marte no céu daquele Dezembro também estava retrógrado a 0 grau em Gêmeos.


Aquilo não impediu o piloto de iniciar bem o ano novo e em 1991 - a parte Fórmula 1 - integrou
Bertrand Gachot pilotando a Jordan em 1991
um trio de pilotos que venceu a tradicional prova das 24 horas de Le Mans (em carros protótipos). Na Fórmula 1, fez boas corridas, marcou pontos e tinha ótimas expectativas pelo rendimento da sua equipe Jordan em fazer a pole justamente no Gp da Bélgica, país o qual também tinha cidadania e passara a infância.

Porém, naquele Agosto de 1991 (mês em que Mercúrio tornou a ficar retrógrado), voltou a tona o episódio do taxista e Bertrand Gachot foi condenado há 2 anos de prisão por ter atingido o motorista com gás lacrimogênio naquele Dezembro anterior, pois na Inglaterra, portar gás lacrimogênio é como um porte ilegal de arma.

Michael Schumacher
estréia na Jordan em 1991
A equipe Jordan, precisava de um substituto para Gachot na Bélgica e seu dono, Eddie Jordan, resistiu a aceitar um alemão de 22 anos indicado pela Mercedes sem resultados expressivos em categorias menores e quase nenhum teste com Fórmula 1. Porém a equipe temia não ter dinheiro para manter sua estrutura no ano de estréia na Fórmula 1 e aceitou os 300 mil dólares da Mercedes para inscrever um jovem chamado Michael Schumacher. O Alemão (Nascido numa conjunção Júpiter-Urano na 5 em Libra já suscetível a boas surpresas), tinha o trânsito de Urano junto ao seu Sol em Capricórnio assim como o Belga Gachot e Saturno retrógrado em Aquário conjunto ao seu Meio do Céu. Na sua repentina mudança de status como piloto, Schumacher fez uma ótima 7ª posição de largada e na primeira volta estava em 4º quando abandonando ao início da corrida com problemas na embreagem. Porém, na corrida seguinte da Itália, outra equipe melhor - a Benetton - contrata o Alemão de tão impressionada com sua performance na Bélgica.



Schumacher em 2004.
Ano do sétimo título. 
Após 1 ano, Schumacher vence sua primeira corrida pela Benetton justamente na Bélgica e 13 anos depois (em 2004) como piloto da Ferrari, na mesma pista bélga de Spa, conquista o Sétimo campeonato de sua carreira já com mais de 80 corridas ao terminar em 2º justamente onde havia iniciado em 1991 quando Mercúrio transitava retrógrado aos 26 graus de Leão e retornava retrógrado aos 27 graus de Leão naquele domingo de 2004. Retrogradações de Mercúrio também dão esses fatores de revivews reais e retornos de assuntos ou ocasiões.




Bertrand Gachot
2017
Sobre o Franco-Belga Bertrand Gachot, com ajuda de protestos dos pilotos, da Federação Internacional de Automobilismo e até do taxista, teve a pena de 2 anos revista e foi solto 2 meses depois daquele agosto de 1991. Não voltou a Jordan e fez outras corridas sem sucesso na F1. É um rico empresário bem sucedido, mas seus imprevistos nos dias de Mercúrio e Marte retrógrados ao final de 1990 contribuíram e bem para a escrita da história da Fórmula 1.