Entrevista - Mercúrio retrógrado

Entrevista ao site Bolsa de Mulher sobre Mercúrio Retrógrado realizada em 2015.

1) O que é esse tal "Mercúrio Retrógrado"? O que acontece nesse período?

Na Astrologia, todos os planetas tem o seu tempo aproximado para movimento ao redor dos 12 signos. Há alguns períodos do ano em que seus movimentos ficam no sentido inverso na ordem zodiacal, ou seja, em movimento retrógrado. Na visão da Terra é como uma ilusão de ótica, pois tem a ver com o movimento mais rápido ou mais lento que cada planeta tem e dá impressão de vermos ele retroceder ou em leve desvio ou zig zag. Comparado a um carro sendo alcançado ou  ficando para trás ao vê-lo pela janela. Com Mercúrio ocorre mais vezes, a cada 4 meses em média  e aproximadamente por 20 dias (pouco mais ou pouco menos)

2) Que período, exatamente, é esse? (datas)

Não tem períodos específicos. Varia conforme o ano. 
Mais ou menos a cada 4 meses. Às vezes, dependendo do ano, pode acontecer uma vez a mais de acordo com seu movimento.

3) De que forma esse período influencia na astrologia?

Por estar em movimento retrógrado há uma indicação de atenção para o pendente, para trás e a temas do passado. É indicado para revisões, para retomar contatos. Especialmente no caso de Mercúrio são grandes as tendências para ajuste de contas, revisões de papéis, documentos, retomada de comunicação com pessoas, seja por assuntos simples ou delicados do nosso dia a dia. 

4) Podemos dizer que esse é um período de azar? 

Não. Muitas vezes é um excelente período para determinados assuntos, como retomar estudos, atividades culturais e que paramos antes. Retomar contato e convivência com  amigos ou parentes, ajustar documentos,  negócios, corrigir problemas, organizar contas, pagarmos ou recebermos algo pendente e revisarmos metas.

Como ele está em sentido inverso zodiacal, o que for iniciado de negócio, projeto  material ou de cotidiano é muito propenso a ser revisto e ajustado no futuro.  Por isso, quem puder esperar passar o período é mais indicado. Do contrário, o máximo que pode ocorrer são pequenos ajustes do que foi combinado. Já iniciei trabalho com Mercúrio retrógrado e com o tempo mudaram as pessoas com quem combinei o que faria. Apenas precisei mencionar novamente o combinado. Mas bem longe de ser período de azar por causa disso. Apenas com propensão a mais contratempos. 

Também há propensões a desencontros e necessidade de cuidado maior com a comunicação pela tendência a mal entendidos. Como o ritmo do planeta está em sentido diferente ao zodiaco, podemos querer resolver assuntos as pressas e as situações estarem mais vagarosas.  Isso costuma causar  mal entendidos por causa de nossas ações e até na nossa interpretação de algo que falarmos, pois Mercúrio é o planeta associado a comunicação. O ritmo de pensamento e da comunicação para uns é propenso  a ser diferente ao de outros.  Certas coisas podem precisar ser ditas mais de uma vez ou de forma cuidadosa. Vagorosidade ou mudança de ritmo também é notada em assuntos de rotina, como no trânsito, em imprevistos materiais que alterem o ritmo de trabalho e de compromissos no dia a dia. Mas muitos assuntos antes estagnados tem boas tendências a tomarem direção positiva com Mercúrio retrógrado.