Madonna e Michael Jackson - 60 anos de nascimento de dois Mercúrios retrógrados


Nesses tempos de Mercúrio retrógrado é comum lembrarmos também episódios retrôs ou resgatarmos informações, biografias e temas que criem uma relação de períodos antigos com o momento atual. Confesso que sou um nostálgico por natureza, especialmente um "oitentista" cultural (apreciador das histórias dos anos 80), seja na esfera esportista,musical e até de temas sociais gerais.


Porém, em se tratando de Madonna e Michael Jackson, confesso que não os tinha tanto em meu radar musical a não ser por um ou outro som pontual, possivelmente pela lembrança de alguma pessoa ou fato bem pontual. No dia em que meu pai faleceu, por exemplo, lembro de ter ouvido umas três vezes um som chiclete do Michael Jackson. Mesmo em evento escolar no meu primário, era marcante as dancinhas de passos moonwalk da garotada imitando Michael. Ou também em momento da sexta série na escola, quando a loirinha na sala de aula que eu queria puxar assunto não tirava do ouvido um walkman amarelo no qual era possível ouvir o tema que a Madonna cantava no filme (depois de quatro minutos lembrei o nome) "Procura-se Susan desesperadamente". Sempre que toca Get Into Groove e Dress You Up, lembro da descolada garota da 6ª série e do maldito Walkman.
Temos aqui duas referências pop que certamente marcaram gerações, quer gostem ou não de som, estilo ou da moda associada a ambos.
Faço aqui um tributo a essas figuras nascidas em Agosto há 60 anos. Michael já foi para outro plano, Madonna completa os 60 neste dia 16.
Uma curiosidade é que ambos nasceram com Mercúrio retrógrado. Ela leonina, com Mercúrio retrógrado em Virgem e ele Virginiano com Mercúrio retrógrado em Leão com duas semanas de diferença. Ainda que a precisão virginiana fosse marca de ambos em dança, coreografia ou manias o palco era e ainda é - no caso de Madonna - o melhor habitat de ambos. Deixando de lado o fato que deram "alguns pegas ou ficadas" no início da década de 90, (foto) vai aqui uns pitacos do céu astrológico dos tributados.
Madonna, que hoje vive em Portugal, tem duas versões de mapa astral. Na eventual informação de seu registo 7:05 (que resulta no Ascendente em Virgem) e outra atribuída a entrevistas onde diz ter Ascendente em Aquário (supostamente 19:05). Em qualquer uma delas, Madonna tem Mercúrio retrógrado em Virgem em conjunção a Plutão e Lua em Virgem. Foi mãe 6 vezes nos últimos vinte anos com 4 adoções, enfrentando até as leis de um País (no caso o Malawi) pelo propósito das adoções. Se o Ascendente for Virgem, a Lua é junto ao Ascendente, a Plutão e a Mercúrio retrógrado. Se o Ascendente for Aquário, Gêmeos vai para a casa 5 e Mercúrio retrógrado passa a ser regente da mesma, (associada dos filhos, a autoexpressão e a criatividade) mantendo a conjunção com Plutão. Uma boa representação de fatores especiais como a maternidade que enfrenta até as leis de uma nação (quando adotou seus filhos no Malawi). Também construiu um hospital por lá através de sua fundação, um fator marcante de conjunção virginiana em área angular. Isso sem falar nos temas budismo, cabala e espiritualidade ou as afrontas "Eróticas" na cara da sociedade, como dizem os internéticos, bem marcantes com o disco de mesmo nome nos anos 90 e o tal documentário "Na Cama com Madonna", sucesso na mesma década para Mercúrio retrógrado conjunto a Plutão nenhum botar defeito qualquer que seja a versão do mapa astral. Sem falar no Cristo Negro do vídeo clipe Like a Prayer.



Já Michael Jackson, considerando informação de certidão por avó e sobrinho do horário das 19:33, nasceu com Ascendente em Peixes e Mercúrio retrógrado em Leão na casa 6. Urano e Vênus também em Leão na casa 6. Sol e Plutão em Virgem próximos a casa 7 em Virgem. As questões saúde, de imagem, mesmo estética (Black or white) contrastavam com a sonoridade e sua capacidade artística visível na black music e na música pop. A marca de Saturno cravado no Meio do Ceú também dá a dimensão de severidade paterna e um pouco mais da afetuosidade materna con a Lua no Ascendente em Peixes. A Lua rege a casa 5 por esta versão de mapa e o tema crianças sempre foi associado a Michael, seja na ideia da canção "We are the world" para o projeto USA for Africa ao parque criado em Neverland onde também morava. Há também as polêmicas e acusações de pedofilia, bem como o fato de seus dois primeiros filhos serem de inseminação artificial, o que teria revelado a amigos e mesmo exposto pela mãe de seus filhos.
Há a versão do Ascendente em Gêmeos, que faria Mercúrio retrógrado ser regente do Ascendente (e posicionado em Leão), e colocaria a conjunção Sol-Plutão na casa 4. Também há a versão do Ascendente em Escorpião com Júpiter e Netuno de casa 12 e Mercúrio conjunto Plutão no Meio do Céu. Fico com a primeira, do Ascendente em Peixes, pela imagem musical, da dança, de morar num parque de diversões que era dono e a imagem de ilusão ou mesmo de mito que o rodeava.



Com Mercúrio retrógrado, chega a ser natural tanto à Madonna quanto a Michael essa variação de informações sobre os seus próprios dados de nascimento, mas de certo os potenciais e características dão boa dimensão da sua representatividade. Isso sem esquecermos das polêmicas, manias, repetências, mesmo os momentos retrôs, as imitações e todo impacto coletivo. Retrógrados em conjunção com planeta exterior, especialmente como é Mercúrio conjunto a Plutão a ambos, faz de seus mapas fator para ressurgir polêmicas e marcas de história por todo o tempo, até mesmo quando póstomos, como acontece com Michael Jackson. De algum modo, fã ou não, Madonna e Michael são referências que sempre estarão voltando às notícias pela história, pelas datas especiais, pelos próprios filhos - que são impactantes na trajetória de ambos e destacados na análise dos mapas - mas acima de tudo pela marca e carisma que os deixam eternizados.

Guilherme Salviano