Mercúrio – Sua sombra em momentos de pré-retrogradação


        
            A partir de 25 de julho Mercúrio atinge a área denominada sombra de sua próxima retrogradação, que acontecerá entre os dias 12 de agosto e 5 de setembro.
        Para situar melhor este raciocínio, Mercúrio - que entre tantos temas é associado as comunicações - retrogradará dos 11 graus de Virgem até os 28 graus de Leão no período citado. Neste dia 25, ele começou a transitar justamente por estes graus – quando chegou aos 28 graus de Leão e já em seguida, ingressou em Virgem - até a data em que fica retrógrado no dia 12 próximo. Quando um planeta pessoal inicia a trajetória por onde ele retrogradará, há uma forte tendência para que tudo o que acontecer neste período seja revisto posteriormente. Por ser um trânsito que acontecerá dos graus iniciais de Virgem e os últimos graus de Leão, situações relacionadas a ambos os signos se tornam mais intensas, principalmente associadas a Virgem, o qual Mercúrio está deste o dia 25.
         Sendo assim, temas do nosso cotidiano ficam propensos a definições nos detalhes. Tudo o que for feito de maneira precisa e detalhada evitará riscos de imprevistos no período de retrogradação, ainda que estejamos sujeitos a ajustes. Por Mercúrio ser associado às comunicações, tudo o que for combinado ou assinado neste período da sombra terá oportunidade real de definição, ainda que haja tendências a revisões no período retrógrado.
     Temas que envolvam o nosso trabalho e as questões cotidianas são mais propensos a tomarem foco, especialmente para direcionarmos atenção ao que traga melhor efetividade. Como o trânsito de Mercúrio é em Virgem por quase todo o período, há uma busca por procedimentos que sejam realmente efetivos, sem tanta glamourização ou aparência. A atenção com o melhor custo benefício, a revisão de despesas e os cuidados com economias serão essenciais neste período de sombra.
          Outro tema propenso a envolver uma observação diferente neste período envolve corpo e saúde. Prevenções, retomada de exercícios ou uma reflexão sobre o próprio ritmo físico e mental de vida será oportuno para que se evite imprevistos ou maiores desgastes na rotina do período retrógrado.   
         A organização da agenda, de compromissos e de interesses que envolvam nossa rotina durante a retrogradação também será essencial neste período da sombra, principalmente se for incluído um plano b como forma de atentar-se a imprevistos.  Algo capaz de contribuir para melhores experiências no trabalho, em questões que envolvam relacionamentos e em novos costumes. Tudo o que servir como alternativa preventiva ao que estiver planejado para o período retrógrado será bem-vindo, inclusive posturas diante dos relacionamentos e com as formas de pensamento junto a quem convivemos, especialmente na cautela com exigências.
          Depois que Mercúrio retomar o movimento direto no dia 5 de setembro, repassará pelos graus de sombra e até o dia 19 de mesmo mês repassa pelos graus de retrogradação. Entre os dias 6 e 10 de setembro estará nos últimos graus de Leão, em momento para esclarecer opiniões, pensamentos ou temas que envolvam prazeres, diversões e nossas criações individuais tratadas ao final de julho.
De modo geral, por todo o período entre 6 e 19 de setembro, o momento será adequado a conclusões e melhor segmento dos assuntos vividos desde o primeiro período de sombra e dos dias retrógrados.
                   

  
Guilherme Salviano