Mercúrio pelos graus de sombra pré-retrogradação


        
                  
           A partir de hoje, dia 15 de novembro, Mercúrio atinge a área denominada sombra de sua próxima retrogradação, que será de 3 a 24 de dezembro. 
        Para compreender melhor este raciocínio, vale lembrar que Mercúrio ficará em aparente movimento retrógrado dos 29 aos 13 graus de Sagitário no período acima citado. Já neste dia 15, ele inicia a trajetória pelos 13 e atingirá os 29 graus no dia 3 de dezembro, quando aparentemente em nossa visão da Terra ele estaciona e retrocede estes mesmos graus entre os dias 3 e 24 de dezembro.

        Um planeta ao iniciar a trajetória por onde ele retrogradará, fortalece tendências para que tudo o que acontecer neste período seja revisto ou ajustado posteriormente no período retrógrado. Por ser uma trajetória que acontecerá pela maior parte dos graus sagitarianos, os temas relacionados ao estrangeiro, viagens, de contatos à distância, aprendizados, especializações, associados a leis, a ética ou mesmo que envolvam nossa fé tomarão dedicação especial, tanto de nossa parte como por alguma evidência de forma coletiva, especialmente em notícias ou diante de fatos que possamos nos deparar. Esta é uma posição importante de Mercúrio, pois como ele é regente de Gêmeos, seu trânsito m Sagitário é um dos seus exílios na Astrologia, ou seja, o signo oposto o qual ele é regente. Como se um viajante estivesse em um habitat atípico ao seu costume.
              Será essencial uma atenção com a veracidade de informações e a forma como nos colocarmos nas comunicações neste final de novembro, pois terão mais impacto e grande probabilidade de consequências para o período retrógrado e também alguns dias após este período.   Da segunda metade de novembro até 3 de dezembro, além do período após a retrogradação (De 24 de dezembro de 2017 a 11 de janeiro de 2018) crescem as chances de vivências com os temas citados anteriormente, bem como um paralelo de situações entre os três períodos para algum tipo de desfecho diante de algum tema vivenciado atualmente. Questões ou ações que não sejam esclarecidas neste primeiro momento dos graus de sombra e deixadas para o período retrógrado são mais propensas a atrasos, bem como serem revistas ou refeitas posteriormente, ainda que em pequenos ajustes.
             Então, temos de 15 de novembro até 3 de dezembro a primeira trajetória, propícia a prevenções, primeira oportunidade de esclarecermos temas ou adiantarmos questões para melhor desfecho adiante. Depois - de 3 até 24 de dezembro - o período retrógrado por esta trajetória, mais suscetível a revisões, imprevistos, contratempos, mas também de soluções em pendências, principalmente se algo foi bem executado ou elaborado no primeiro período citado. Depois o de 24 de dezembro a 11 de janeiro, quando retoma a passagem em movimento direto pelos graus de sombra e mais propenso a desfechos de tudo o que não teve plena definição nos dois períodos anteriores.
         Além dos assuntos mencionados, será uma oportunidade para esclarecermos opiniões, pensamentos ou temas que envolvam ética, bem como certificarmos o nosso conhecimento e das informações sobre diversas questões.
            Obs: Quem souber as casas situadas do grau 29 ao grau 13 de Sagitário terá melhor percepção no próprio mapa sobre alguma evidência de assuntos a serem vivenciados, especialmente os 21 graus de Sagitário, onde acontece a conjunção inferior de Mercúrio retrógrdo com o Sol, área do mapa sensível a desfechos de situações.
                   

  
Guilherme Salviano