Astrólogo - O que é e o que faz.

Este texto eu publiquei no dia 6 de Janeiro, dia dos Reis Magos e também Dia do Astrólogo e vale a pena relembrar para quem é leigo distinguir o que é e o que faz um Astrólogo.

Astrólogo é diferente de Astrônomo, um faz algo totalmente diferente do outro. Astrólogo dá ênfase a um determinado grupo de astros, seus efeitos no comportamento e em tudo o que reflete aqui na Terra. Desde as caracteristicas e o momento de uma pessoa como também de um lugar ou situação. Sua análise é baseada na posição de Mapas Astrológicos, com os 12 Signos Zodiacais, Planetas, alguns asteróides, planetóides e outros pontos estudados.

Astrônomo estuda a origem, evolução, composição, dos corpos celestes – todos eles. Sem fazer nenhuma relação dos astros com o comportamento ou as influências que se dão as pessoas ou lugares na Terra.

Para ser Astrólogo é essencial ser estudioso e conhecedor dos cálculos para a feitura dos mapas astrais, sua PRINCIPAL e ÚNICA ferramenta de análise para seu trabalho, bem como saber suas técnicas de previsão, noções básicas de Astronomia e de Geografia. O Mapa Astral é feito com base na data de nascimento, horário e cidade de uma pessoa ou - em caso de um lugar - sua fundação ou surgimento.

Alguns Astrólogos possuem conhecimento em Tarô, Numerologia, Quiromancia, (Leitura de mão) e outros estudos que envolvam previsões, fazendo com competência. Mas tais conhecimentos não tem relação nenhuma na atuação como Astrólogo. Há pessoas que confundem, mas estes são conhecimentos bem diferentes.

Muita gente que diz prever futuro, gosta - indevidamente - de dizer que é Astrólogo. Astrólogo não tem obrigação de falar sobre cores, números ou figa de sorte. Afinal, nada disso é relacionado ao céu, muito menos é planeta ou signo em volta da esfera celeste que faça parte de sua ferramenta de análise que é - como já dito - o mapa do céu ou astral.

Poucos sabem que o cálculo manual do Mapa Astral leva-se de uma a duas horas para ser feito e um longo tempo para interpretá-lo. Aliás interpretar um mapa astral na verdade é algo infinito, pois trata-se da análise do perfil, vida e história de uma pessoa ou mesmo lugar. Nos tempos atuais, investe-se de 200 a 1000 reais por softwares que auxiliam os Astrólogos na precisão do cálculo do mapa astral para poupar essas horas de mão de obra e para melhor analisar o desenho celeste. A consulta com um Astrólogo leva-se, em média, de uma a duas horas, com profissionais que gravam a consulta em midias (Cd, mp3) ou com a elaboração das análises por escrito de forma personalizada e explicativa para complemento da consulta ou análise de influências para o período mensal ou anual.

Ao se desparar com a leitura do seu signo em um Horóscopo, tal reflexão é citada sobre a posição do seu Sol. Ou seja, seu signo é seu Sol (Signo Solar), posição das mais importantes, mas apenas uma de tantas do seu Mapa Astral que sempre tem mais a explicar sobre suas características pessoais e o momento de vida. Horoscopo é uma modalidade da Astrologia que observa um ponto de todo o seu mapa de nascimento, sendo ideal observá-lo como uma análise de reflexão ou aconselhativa para o período que a lê, sem necessidade de se prender a ela como previsão de futuro.

Sites e programas de Astrologia nunca substituem um Astrólogo por uma razão muito simples: Nenhuma pessoa é um software programado. Toda análise de Mapa Astral é personalizada. Nenhum programa personaliza a análise das posições planetárias como um Astrólogo pode fazer.

Astrólogos voltam sua atividade para Consultoria Pessoal (diversos assuntos da vida de alguém) e também para a área Empresarial, Vocacional, Financeira, veículos de mídia e mesmo para auxilio na análise dos profissionais de Psicologia ou para complemento da análise psicológica de alguém. Faculdades, instituições, alguns profissionais da área médica, da agricultura, área marítima e da bolsa de valores também aproveitam as posições astrológicas para tomada de decisões e para pesquisas.

Para ser Astrólogo, o mais indicado é fazer Cursos de Astrologia por pelo menos alguns anos e estudar sempre.  Se o Céu é infinito, aprender sobre ele também é. O verdadeiro Astrólogo sempre é aquele que estuda Astrologia por toda a Vida.

A todos um grande abraço e Feliz dia 6 de Janeiro.

Guilherme Salviano