Um parecer sobre os planetas retrógrados.


Se considerarmos a Terra uma janela para olharmos o espaço, os planetas chamados retrógrados na verdade estão fazendo uma espécie de rotatória ou retorno. Por isso, dá a impressão que de nossa janela "telescópica" é como se retrocedesse. Um outro fator é que com planetas a partir de Marte isso se dá quando estãopouco mais graus de uma oposição. (Justamente qdo vemos o movimento seguindo o lado oposto - por isso a impressão da "girar rumo ao contrário" em nossa janela terrestre). 

Já no caso de Mercurio e Vênus, é qdo estão sob a outra face do Sol no alinhamento com a Terra. E em Graus superiores aos do Sol em signo igual ou posterior. Tanto que retornam os graus na retrogradação. Isso traz um simbolismo comum das pessoas nascidas com planetas pessoais retrógrados de um conhecimento diferenciado. Uma comunicação também diferenciada. Que em muitos casos fica restrita por não saber como abordar temas ou não terem com quem tratar alguns temas que sabem demais. Podem dispor de conhecimentos avançados que poucos tem acesso. Interesses sociais restrito a poucos. Como se os graus avançados que estão retornando fossem essa condição avançada e uma necessidade de "precisar sintonizar com quem ainda não avançou a sintonia do pensamento ou dos assuntos" para captar o que eles tratam. 


Desafios de comunicação e de relação nem sempre é pela deficiência, mas também por grande condição e capacidade de tê-la, precisando achar o meio ponto. Como um aluno de quarto período que precisa viver as simplicidades do primeiro. Ou achar meia duzia de pessoas Terraqueas que também curtam seus discos, livros, competições e danças preferidas.