Sobre Vênus em condição matutina, vespertina e em movimento retrógrado



          Quando Vênus se encontra em movimento retrógrado como neste período de 4 de março até 15 de abril de 2017, algumas observações se tornam essenciais. A principal delas é a conjunção inferior de Vênus com o Sol que até pode ser apelidada de “Vênus Nova”.  Do mesmo modo em que na Lua nova todos os meses ela é vista entre a Terra e o Sol, temos também essa posição para Vênus, mas em uma frequência de 19 meses, quando fica mais próximo de nosso planeta. Isso se dá justamente em seu movimento retrógrado, quando atinge a exatidão de graus do mesmo signo que o Sol. 


          Nesta conjunção especial, há o início de um ciclo de Vênus, ou seja, uma nova volta de Vênus ao redor do Sol. Na Astrologia, esse fato é indicador para uma nova etapa nas questões de relacionamentos e vida pessoal, conforme casa e área do nosso mapa astral, principalmente no período de orbe da conjunção (entre 8 graus antes e depois). Retomadas, inícios e fim de etapas sobre variados assuntos são mais frequentes conforme cada pessoa e apontam consequências por todo um período anual e até mesmo de 19 meses. Vale lembrar que quando Vênus fica em movimento retrógrado significa que seu movimento é aproximação aos graus do Sol em direção a condição matutina, ou seja, quando passa a nascer antes dele após a conjunção, simbolicamente, é como se Vênus seguisse em direção a sua autonomia, ainda que turbulências e desprendimentos possam ser vivenciados durante tais períodos. Por isso, seus momentos até podem ser mais produtivos e intensos para relacionamentos, como uma percepção melhor de sentimentos e de autonomia do que eventuais atrasos ou impactos difíceis os quais são comuns observarmos em análises para os períodos de Vênus retrógrado.

            Como citado antes, a partir desta conjunção inferior que Vênus forma, temos um período chamado de Vênus matutina, quando passa a nascer antes do Sol e se põe depois (em signo ou graus antes dele). Normalmente este é um período de destaque aos relacionamentos, especialmente com melhores direções a partir da conjunção e nas transições que o período retrógrado é capaz de proporcionar, já que as retrogradações de Vênus são sempre associadas a revisões, retomadas, esclarecimentos ou ajustes em questões de antigos vínculos. São frequentes também novas situações, envolvimentos e novos vínculos, ainda que o modo de viver as relações – sejam elas afetivas, de paquera, de grupos e mesmo de trabalho – possam se transformar em costumes ou apresentarem variações de ritmo e postura quando Vênus retoma o movimento direto. Este é um momento o qual se dá a formação, o conhecimento e a o fortalecimento dos relacionamentos, especialmente com mais valor aos ideais, melhor condição para que as parcerias sejam aproveitadas, propensões a melhores momentos de romantismo naqueles de vínculo afetivo e também para melhor formação das relações e parcerias em geral. Também há uma melhora no desenrolar dos assuntos de Vênus, como finanças, temas que envolvam consumo, questões vinculadas a moda, beleza, artes e até alimentação. O movimento retrógrado que Vênus faz já sinaliza a estas transições. Imaginem que este período citado a partir da conjunção inferior é como um período de fase nova e fase crescente de Vênus.       

         Esta condição de Vênus matutina se dá por 9 meses, até a próxima conjunção chamada de superior, (que ocorre em movimento direto) quando Vênus está atrás do Sol e aos olhos de nós aqui na Terra passa a nascer depois dele. Chama-se esta época de Vênus vespertina.  Nestes períodos, há uma tendência coletiva nos relacionamentos a um pouco mais de individualidade a uma das partes em se tratando de assuntos coletivos. Por outro lado, também é um momento para se concluir etapas ou finalizar questões em assuntos de relacionamentos também associados a Vênus. As relações já consolidadas após o período matutino ficam mais propensas a manifestações de individualidade das partes. Há um maior desafio para compreender a individualidade de quem nos relacionamos em qualquer situação. Em uma comparação, é como a parte final do ciclo ou como se Vênus estivesse da sua fase Cheia a sua fase minguante em sua volta ao redor do Sol até formar nova conjunção inferior.


            E quem nasceu nestes períodos de Vênus?  

           
            O astrólogo Dane Rudhyar (1895-1985), fez associações destes períodos de Vênus no livro “Um Estudo Astrológico dos Complexos Psicológicos às pessoas que nasceram nestas etapas. Nascidos com Vênus matutina, ou seja, em período que ela surgia antes do Sol no horizonte, são caracterizadas por uma vida emocional orientada para o futuro. Segundo ele “a pessoa não pode esperar pela consumação dos seus desejos”. Muitas vezes há uma atitude emocional adolescente ou mais desenvolta, aberta, espontânea, bastante sensível e com valor a sua individualidade.  Às vezes poderá haver dificuldade na expressão dos sentimentos ou a pessoa poderá encobri-los e assumir uma fria aparência exterior. Isto não quer dizer frieza, mas sim a postura de um autovalor aos seus interesses e estilo pessoal.  Pelo que se pode entender da análise, de Dane Rudhyar, quem nasce com Vênus em condição matutina é emocionalmente dotado de comunicação, criatividade, entusiasmo e surpreende com mente inovadora. Às vezes a frieza ou racionalidade é muito mais em função da preservação por sua autonomia e seus valores.

        Nascidos com a chamada posição de Vênus vespertina segundo citações de Dane Rudhyar em mesmo livro, tendem a conduzir sentimentos em preocupação com a forma de expô-los aos olhos do mundo. A pessoa está quase sempre em esforços para ser mais prática ou tratar temas nas questões emocionais com mais individualismo daquelas com Vênus em condição matutina, o que não quer dizer autonomia.
          Propensões para que padrões de criação e mesmo as referências de progenitores possam ter mais impacto na maneira de se expressar ou de conduzir suas relações. Pelo que foi possível entender da análise de Rudhyar, o impacto dos relacionamentos anteriores, decepções, euforias e momentos que vive torna referência para novas situações, diferente de uma autonomia voltada para o futuro como a de quem nasce com Vênus em condição matutina.

         Nascidos com Vênus em movimento Retrógrado:  Independente de ter nascido com a condição matutina ou vespertina, que nasce com Vênus em movimento retrógrado é propenso a ter um senso de valores e de sentimentos diferentes daquilo que é coletivamente considerado como "normal". Esta "diferença" faz com que a pessoa seja potencialmente capaz de se tornar mais objetiva com relação aos costumes mais habituais ou julgados socialmente. De um modo geral, Vênus em movimento retrógrado acentua tendências a se desligar de desejos e instintos naturais, bem como compulsivos associados a maioria das pessoas. Também aponta um desejo por liberação das pressões habituais exercidas sobre o indivíduo pelos padrões culturais, morais e religiosos predominantes na sociedade. Em função de tudo o que foi citado acima, é frequente uma introspecção em quem nasce com Vênus em movimento retrógrado, ou uma sensação “fora da casinha” como diz a gíria em questões de relacionamentos, especialmente quando ocorre em signo ou graus que sucedem o Sol (Vênus vespertina). Os temas espirituais, valores que desapeguem de costumes ou manias sociais, mesmo diferentes hábitos alimentares e de consumo são tendências a satisfazer quem tem essa posição como forma de encontrar um ritmo, bem como ideologias diferentes dos costumes sociais ao redor. A vida amorosa e a sexualidade também estão propensas a um ritmo diferente ou a uma postura diferenciada o que sempre coloca um exercício de compreensão a mais junto a quem se relaciona.
        É válida novamente a lembrança que quando Vênus fica em movimento retrógrado, significa que está em maior aproximação da Terra e na direção aos graus do Sol, onde se dá o início de uma transição para se posicionar em um novo ciclo (que começa na conjunção inferior) e também para surgir depois na condição chamada matutina, de nascer antes dele após a conjunção. Significa um movimento simbólico onde Vênus parte em direção de uma autonomia em seu movimento. Por isso, quem nasce com esta posição tem melhores chances para viver relações de acordo com a sua própria verdade, ainda que de maneira diferenciada de padrões sociais.