Por quê Astrólogo faz horóscopo?

Há tempos ensaio para escrever uma das coisas que muitos perguntam, mas talvez não entendem de maneira clara: A razão a qual Astrólogo escreve horóscopo e para que realmente ele serve.

Eu, como Astrólogo ou “horoscopista”, “cosmoanalista” e redator do céu como brinco às vezes em denominar minha função poderia justificar que a necessidade de trabalho seria um motivo. Afinal, grande parte dos Astrólogos são autônomos, trabalham com consultas e assessoram pessoas, profissionais e empresas através da ferramenta chamada mapa astral, além de eventuais aulas para amigos e pessoas que o procuram para trilhar o saber astrológico. Com isso, algumas vezes, o astrólogo é remunerado para prestar um serviço que podemos considerar generalizado ou coletivo.

Outra justificativa que seria cabível é o marketing, até porque os veículos de mídia (sejam eles impressos, televisivos, radiofônicos ou internéticos) requisitam a presença de um profissional para informar sobre o céu ou trazer uma mensagem de reflexão. Mesmo que pareça superficial, esse tipo de conteúdo sempre proporciona o interesse de pessoas e de vez em quando provoca o chamado “retorno” aos astrólogos através de clientes para consultoria individual.

Somada a esta situação, podemos concluir que escrever horóscopo para um Astrólogo se trata de um exercício de compreensão, tanto para ele mesmo, como para quem lê seu horóscopo. Para o Astrólogo, compreensão para entender que as duas, três, ou meia dúzia de linhas feitas para cada signo servirá para abrir as portas da Astrologia ao seu leitor. Como um entregador que arremessa um jornal dentro de um condomínio.

O Astrólogo pode ser comparado ao mensageiro que emana um sopro de reflexão para doze gigantescos grupos. Longe de tanta pretensão na hierarquia celeste, mas é a tentativa de ser um pouquinho anjo em mínimas palavras de alerta, de reflexão ou mesmo em simples convite para trazer uma pitada do que acontece no céu a quem faz a sua leitura. Como pílulas de Clarice, aquelas mensagens de reflexão que achamos de Clarice Lispector em aplicativos, livros, páginas de internet ou em peças que assistimos dela em papel dobrado.

Para aquele que lê, é um exercício de compreensão para entender que, mesmo de um jeito sutil e até sem grande significância, a Astrologia e o céu chega aos seus olhos e a sua mente em pequeno convite ou mensagem, mesmo que espalhafatosa feita por alguns astrólogos. Isto não é uma justificava para dizer que as linhas escritas para Sagitário anteontem, ou à Libra ainda ontem não bateu para os nativos destes signos. É uma chance para compreender que outros milhões de cancerianos, taurinos ou nativos do signo compatível ao que você lê, recebe um calor de raio solar, mesmo que naquele dia você não tenha recebido algo com tanto sentido. Também para compreender que naquele dia onde uma frase ou palavra fizer sentido em algo que vive será indício real de que você não está neste mundo a toa e a beleza do cosmos também não está ali por acaso. Está ali em sintonia com a sua vida.

Nos tempos das mídias sociais, o horóscopo diário e semanal tem sido mais frequente de maneira a relatar o céu do momento, com os seus aspectos, sem analisar signo a signo. Uma vez li sobre um aspecto de Mercúrio com Saturno, uma recomendação para paicência e compreensão com padrões e costumes tradicionais diante de quem convivemos para não prejudicar a comunicação diante de nossas relações. Determinado dia, ao pgar um táxi em Porto Alegre, um senhor - provalmente perto dos 70 anos - não sabia qual rua eu queria ir. Dei as referências, mas ainda assim ele não tinha certeza de onde era. Não tinha Gps e se desculpou dizendo que dirgia táxi apenas meio período para complementar seu sustento e não tinha pleno conhecimento das ruas. Saturno é um planeta associado aos padrões e tradições. Seu aspecto com Mercúrio - um planeta ligado às informações, comunicação, conhecimento e assuntos da rotina - era um retrato desenhado daquilo que eu vivia. Há muitas situações como esta que pessoas vivem e talvez não percebam, mesmo lendo alguns dos horóscopos que relatam o céu do momento.

Ler sobre o seu signo é ler sobre a posição apenas de seu Sol no mapa astral. Sua análise, tudo indica, seja proveniente da Astrologia Indiana, que considera o Surya Lagna (mapa solar) e o Chandra Lagna (mapa lunar). Como se o Sol fosse o Ascendente ou ponto de partida das casas. Curiosamente, saber que o seu signo é o seu Sol desperta uma reflexão de que ele nasce para todos e com isso, fica mais fácil compreender que as linhas ditas para nosso signo servirá para todos aqueles de nosso período, além de destacar o quanto somos importantes no meio de tantas pessoas. Basta termos tal compreensão.

Guilherme Salviano