Saturno Conjunção Plutão é apenas uma parte de 2020. Saiba as outras




Muitos entretidos com os textos de astrologia e as análises astrológicas para o novo ano devem se deparar com a tão falada conjunção entre Saturno e Plutão, que ocorre depois de 37 anos aproximadamente.

Pensar em 2 astros numa conjunção significa pensar que entre eles existe um tempo médio de reencontro. E é isso que se chama "ciclo". Cada um deles faz a volta pelo zodíaco em período diferente.

 Por exemplo, a Lua Nova é quando Sol e Lua estão em mesmo signo, algo que se repete numa média de 28 dias, quando o movimento lunar percorre todo o zodíaco e temos outra Lua Nova em um signo seguinte. Ou seja, 28 dias em média é um ciclo para reencontro entre Sol e Lua em uma mesma posição zodiacal. 

Um ciclo (conjunção) de Marte por exemplo com Saturno ou com o Sol se repete depois de 2 anos aproximadamente.  

Quando leres que a conjunção entre Saturno e Plutão é um ciclo que começa ou que se encerra  depois de 37 anos, significa que temos reencontro dos dois planetas em mesmo signo na orbe de conjunção. Em 2020 Reencontros e ciclos também ocorrerão entre Júpiter e Plutão depois de 13 anos e também entre Júpiter e Saturno depois de 20 anos. Todos esses "reencontros" tem algo em comum: Serão muito próximos em Capricórnio e também no inicio de Aquário como cito a seguir. 

Primeira parte: Saturno e Plutão

Se concentrarmos apenas na conjunção entre Saturno e Plutão, temos digamos o ciclo mais demorado ou impactante dos três. Sua conjunção já foi sentida por todo ano de 2019 e terá exatidão em Janeiro de 2020 (precisamente dia 12).

Estes planetas não formam uma conjunção há 37 anos (desde Novembro de 1982 quando estiveram em Libra). Especialmente em Capricórnio a última vez foi em 1518. Para se ter uma ideia das consequências houve a primeira volta ao mundo por navegação com o Português Fernão de Magalhães, entre 1519 e 1522 (quando partiu e retornou a Espanha atravessando todo  o pacífico). Um indicativo de descobertas, pesquisas e superação de limites em várias áreas.  Havia uma certa guerra fria ali naquela época, já que portugueses descontentes com a coroa portuguesa serviram ao Rei Carlos I da Espanha que financiaram navegadores portugueses para a exploração e descoberta de ilhas na Zona marítima de influência espanhola. 

Saturno e Plutão fizeram essa conjunção durante o final dos anos 40 (Entre 1946 e 1948 em Leão). Foi o período pós Segunda Guerra Mundial e quando se estruturou as bases da Guerra Fria que se deu ao longo das décadas seguintes. Polarizou-se com intensidade pesamentos e  ideologias Capitalistas e Socialistas diante de várias nações, em função de vínculos econômicos e culturais junto a americanos e soviéticos. Aliás polarizações e "guerras frias" temos sentido diante de questões diversas atualmente, já que Plutão tem um simbolismo com certo extremismo.
No início dos anos 80, quando houve a conjunção entre Saturno e Plutão em Libra, começaram movimentos entre americanos e russos, especialmente em tentativas de desarmamentos do poderio militar (muitos frustrados). Tudo isso  culminou no fim da guerra fria anos depois (quando Saturno fez conjunção a Netuno). 

Ainda com Saturno e Plutão em Libra a partir de 1981, houve impacto de reestruturação social com as aberturas políticas e democráticas, especialmente na América do Sul. Tivemos a Guerra Irã x Iraque, das Malvinas, tensões na América do Sul ainda com os resquícios de autoridades avessas as aberturas políticas,  mas as consequências mais nítidas é que votar pode ser mais frequente alguns anos depois, especialmente no Brasil e em seus vizinhos. 

A Aids assombrou o planeta por quase duas décadas seguintes e ainda toma uma sombra até hoje. Nitidamente mudou a forma de se lidar com a intimidade diante de relacionamentos por Libra ser associado simbolicamente aos relacionamentos e ao próprio casamento  A percepção da AIDS ficou mais intensa após a conjunção do início dos anos 80 e do ingresso de Plutão em Escorpião a partir do fim de 1983.


Conjunção Júpiter-Plutão  e  Conjunção Júpiter-Saturno 

Antes de 1982 e da conjunção entre Saturno-Plutão, também ocorreram conjunções entre Júpiter e Plutão e entre Júpiter e Saturno - ambas em Libra -  no ano de 1981, algo que caracterizou ainda mais as evidências de mudanças citadas para aquela com época de 1982 com  Saturno e Plutão. Em 2020, as conjunções serão mais entre si e as mais próximas em 730 anos. Quem souber a região dos graus finais de Capricórnio no mapa astral pode perceber uma transição ou impacto na área de vida relacionada.

Quando começamos o novo milênio, ocorreu pela última vez a conjunção entre Júpiter e Saturno em Touro (ali por Maio de 2000), e que impactou em legislações importantes associadas ao mundo financeiro e a rendimentos alguns anos depois. Ao iniciar o ciclo entre Júpiter e Saturno neste signo, consequências marcaram a economia e o consumo no mundo e no Brasil. Em 2002, o Euro que havia sido definido em 1998 passou a ser mais pratico em espécie, com cédulas e moedas na maior parte dos países da Europa. No Brasil, o Bolsa Escola e o Renda mínima passaram a existir e foram o embrião do Bolsa Família que foi a junção dos benefícios citados e de outros benefícios surgidos posteriormente como  o Fome Zero, contextos bem atrelados em natureza coletiva ao signo de Touro. Também ocorreu maior escala das cirurgias estéticas e mesmo bariátricas, com coberturas médicas no momento da última conjunção por este signo.

Júpiter e Saturno formaram conjunção em Libra por volta de 1981 e pudemos notar uma onda de cuidados com a estética na televisão. Jane Fonda nos Estados Unidos e Ala Szerman no Brasil foram referências com programas onde se estimulavam os exercícios, beleza e moda.  Uma conjunção que trouxe novos conceitos e ideais referentes a casamento e vida dois, inclusive com os primeiros sinais da AIDS (Tivemos também Júpiter em conjunção a Plutão transformando formas das relações).  O casar sem oficializar também passou a ser mais frequente. Transformações que também ficaram mais elucidadas com Plutão em Libra  e a conjunção que este recebeu dos dois planetas no mesmo ano. 

No caso da Conjunção entre Júpiter e Plutão em final de 1994  tivemos a transição que impactou no Real e em nova moeda no Brasil em forte mudança nas bases econômicas. Qualquer conjunção de Júpiter com algum planeta exterior (Urano, Netuno e Plutão) gera impacto na expansão de pesquisas e de expansão que provoque uma integração coletiva e social.  Por 2007, na aproximação de conjunção ao final daquele ano, tivemos maior propagação dos smartphones para uso pessoal (especialmente com o surgimento do Iphone). Em 1995, surgia primeiros esboços de Smartphone e a Internet começou ganhar estrutura para uso popular com os endereços virtuais  e transmissões de dados sendo mais usuais pelo mundo e Brasil.


Prévia de Saturno em Aquário 

Entre Março e até fim do mês de Junho de 2020 Saturno faz seu primeiro trânsito por Aquário desde a década de 90. Esteve por Aquário pela ultima vez do inicio de 1991 até inicio de 1994.. Período que intensificou a estruturação das inovações tecnológicas e do mundo virtual. 

As conexões entre computadores que ocorriam entre instituições militares e universidades passam a estar disponíveis em ambientes profissionais e domésticos. Nos Estados Unidos o Governo  americano cria formalmente o programa NII (do inglês National Information Infrastructure). Isso gera um desenvolvimento de múltiplas redes prestadoras de serviços de telecomunicações como AT&T, MCI, Sprint. Na época Urano e Netuno em grande conjunção fortaleceu uma nova era tecnológica e deixou nítido o surgimento da Internet. A lembrar que a conjunção era em Capricórnio e Saturno, então dispositor de ambos, transitava por Aquário.  

Em 2020, Júpiter e Saturno que também formam orbe de conjunção intensa ainda em Capricórnio por Março chega a exatidão e mais intensa com ambos em Aquário ao final do Ano. Impacta em novas estruturas de tecnologia, especialmente para questões de dinheiro, leis que envolvam tecnologias para diversos serviços e novas inovações. Teremos mais formalizações da tecnologia no uso da justiça, dos poderes, órgãos financeiros, de educação e instituições. Uma prévia de Saturno por Aquário entre Março e Junho deve ser um sinal de bases ou estruturas para muitas questões sociais e de costumes que devem vigorar nos anos seguintes.

Síntese Anual


           Se misturarmos tudo, concluimos que 2020 impacta em ciclos que tanto podem se assemelhar ou alterar questões de vida relacionados a algo de 2000, 2007 e para alguns casos até de 1982 em questão coletiva ou mesmo individual. É o último dos quase três que Saturno transita por Capricórnio e o mais intenso devido a ênfase planetária e as conjunções citadas, o que deve impactar em limite, seja por rupturas, do estabelecimento em assuntos que prevaleçam por longo prazo e conclusões de projetos ou mudanças em assuntos que há um bom tempo vinham ensaiando alguma reestruturação, seja no coletivo, nas questões do mundo que envolvem nossa vida ou mesmo na definição de assuntos pessoais que impactarão desde o ano novo os seguintes. Geralmente o que se vive em conjunções como as citadas marcam consequências para os rumos por bons anos seguintes, não apenas para este que se viveremos. 



        Também é uma conjunção impactante para as estruturas de poder, marcadas também por novo ciclo, transições que dissolvem velhas estruturas ou mesmo o estabelecimento do que não era considerado tão sério, formal e importante quanto antes.    
  
A seguir, alguns pitacos para os signos ou quem souber posições do mapa astral diante dessas configurações todas.