Ciclos de Saturno, de Júpiter e a Volkswagen


Ao ler uma matéria sobre a perda da liderança de vendas do Volkswagen Gol aqui no Brasil – algo que acontecia desde 1987 – imediatamente pensei se isto poderia ter relação com algum fator na Astrologia ou mesmo algum ciclo planetário, nessa mania que astrólogo tem de observar correlação do céu com variadas situações especiais desse nosso mundo cotidiano.

É claro que contribuiu também a falta do que fazer nos primeiros dias de Janeiro, mas notei que fatos importantes da Volks no Brasil sempre foram associados aos ciclos de Júpiter e Saturno por Escorpião e especialmente em Sagitário,  além dos reflexos de Marte em Escorpião existentes na data da fundação da empresa alemã tanto mundial como no Brasil. A data mundial do surgimento da Volkswagen é 28 de Maio de 1937 e a fábrica oficial do Brasil teve início em 18 de Novembro de 1959. Não me preocupei com os horários, a ideia era dar foco mesmo aos ciclos especialmente de Júpiter e Saturno nas datas de fundação.

A fábrica no Brasil surgiu com uma conjunção exata de Mercúrio e Júpiter em Sagitário e foi a primeira oficial fora da Alemanha. O Sol em Escorpião aos 25 graus faz conjunção exata com a posição de Marte do mapa astrológico da fundação mundial e no Meio do Céu do Mapa do Brasil. A ressaltar também que Marte no Mapa astral da independência do Brasil também é em Escorpião.

Antes do surgimento da fábrica oficial o Fusca já era oficialmente produzido aqui no Brasil desde Janeiro de 1959 em um galpão da Volkswagen, que ainda era uma fábrica oficial. Foi o líder de vendas desde aquele ano com influência de Júpiter em Sagitário e pelos 24 anos seguintes, perdendo o posto para os possantes Alcoólicos Chevettes em 1983 justamente em um retorno de Júpiter ao signo do centauro, somado a Saturno em Escorpião, que iniciou conjunção com as posições de Marte nos mapas das fundações da marca.
   
Foi justamente nesta época - entre 1983 e 1985 – que a Volkswagen perdeu o posto de liderança em vendas no Brasil para o Chevette e o Monza da  GM.  Em moderada observação astrológica sem muito aprofundamento, notei que a GM vivia um retorno de Saturno neste período, pois surgiu no Brasil em 1925, quando o mais conhecido planeta dos anéis também passava por Escorpião.
Saturno volta a Sagitário ao final de 1985 e Volkswagen opta por encerrar a fabricação do Fusca em 1986. Ou seja, sua fabricação que havia começado em Janeiro de 1959 quando Saturno saia de Sagitário se encerrou assim que ele finalizou o ciclo.

Em 1987  o Gol assumiu a liderança de vendas, em grande empenho da marca alemã no Brasil para ter um novo xodó em substituição ao Fusca. Durante 27 anos seguidos o Gol foi líder, sendo que no primeiro ano a liderança foi confirmada no início de 1988 aos 29 graus de Sagitário – mesmo grau da data em que iníciou a fabricação do Fusca em 1959 – e próximo ao retorno de Saturno a Capricórnio no mapa astral da fábrica brasileira.  

Quando Saturno retornou a Sagitário formando conjunção com Mercúrio e Júpiter da fábrica brasileira - ao final de 2014 -  não demorou para ser divulgada a perda da liderança de vendas do Gol, fato divulgado em Janeiro de 2015, quando foi superado pelo Palio.  Contribuiu para isto também a passagem de Saturno em Escorpião sobre o Marte, tanto do mapa de sua fundação mundial quanto de sua fábrica no Brasil, no semestre final de 2014.

Ainda no período de soberania do Gol, a Volkswagen transformou o seu formato em 1994 com o projeto “segunda geração” e o popular Gol bola, que manteve a liderança da marca em 1995, novamente com a passagem de Júpiter em Sagitário.  Aliás em 1994, com Júpiter por Escorpião em conjunção aos "Martes" , houve uma ressurreição do Fusca no Brasil (o chamado Fusca Itamar), um pedido do então presidente atendido pela Volkswagen com um apoio de Lei que insentava de impostos carros mais populares. Não durou 2 anos.

Mesmo com idas e vindas, remodelagens, o insulto as carroças e pedidos de presidentes, a pesquisa serve, além de ocupar a mente em curtos dias ócios de Janeiro, para confirmar que ciclos planetários causam significativa influência no mercado automotivo.